CURSOS

  • A1
  • A2
  • B1
  • B2
  • C1
  • C2
  • Francês para Viagem
  • Preparatório para CAPES e CNPQ
  • Convênios com Escolas e Empresas
A1

Este nível valoriza as primeiras aquisições. Trata-se do nível mais elementar de utilização da língua, dito "de descoberta". Neste estágio, o aluno é capaz de interações simples, como falar dele próprio e de seu universo imediato. 

(+/- 100h de estudo do idioma)

 

A2

Este nível situa-se na mesma perspectiva e também valida a competência linguística de um usuário elementar, considerado como "ator social". O candidato é capaz de interagir de maneira simples na vida quotidiana (cumprimentar, pedir informações, etc.) 

(+/- 200h de estudo do idioma)

 

B1

Nesta fase, o usuário torna-se independente. Ele é capaz de interagir, compreender, conversar, dar seu parecer, sua opinião. É capaz de resolver situações imprevistas da vida quotidiana. 

(+/- 400 de estudo do idioma)

 

B2

Neste nível, o usuário adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender sua opinião, desenvolver seu ponto de vista e negociar, mostrando-se à vontade e corrigindo seus próprios erros. 

(+/- 600h de estudo do idioma)

 

C1

Nesta etapa, o usuário adquiriu autonomia. É capaz de estabelecer uma comunicação fácil e espontânea. Possui um vasto repertório lexical e escolhe expressões adequadas para introduzir seus comentários. Produz um discurso claro, bem construído e sem hesitações, dominando bem as estruturas da língua. 

(+/- 800h de estudo do idioma)

 

 

C2

O domínio da língua traduz-se no grau de precisão, adequação e facilidade de expressão. O candidato de C2 é capaz de realizar diferentes tarefas acadêmicas ou de nível avançado. 

(> 800h de estudo do idioma)

 

 

 

Francês para Viagem

Destinado àqueles que vão fazer viagens com fins turísticos para países francófonos, o Curso de Imersão (ou Francês para viagem) visa a desenvolver no aluno as habilidades mínimas necessárias para as situações comunicativas mais básicas do dia-a-dia. Embora não ofereça ao aluno um roteiro de viagem, este curso dá ao mesmo ferramentas linguísticas para o “agir-reagir” de maneira simples e eficaz no ambiente francófono. A carga horária mínima recomendável é de 10h, não impedindo o aluno, se este achar necessário, de fazer um acréscimo de horas. O material didático utilizado e o programa do curso são concebidos a partir de uma entrevista prévia com o aluno, na qual ele apresentará seus interesses com as aulas de francês.

 

Preparatório para CAPES e CNPQ

A fim de atender à solicitação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Embaixada da França no Brasil e a Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil acordaram a realização de testes de proficiência em francês para candidatos a bolsas de estudo de pós-graduação na França. Anualmente são realizadas sete sessões do teste CAPES CNPq.

A validade deste teste é de um ano e qualquer pessoa pode se inscrever. Ele é composto de duas categorias de prova:

 

Orais (60% da nota total):

Compreensão oral - 15 questões de múltipla escolha (30% da nota total) - duração 35 min..

Expressão oral - entrevista sobre assuntos diversos (30% da nota total) - duração 15 a 20 min.

Escritas (40% da nota total):

Compreensão escrita - 10 questões de múltipla escolha (10% da nota total) e prova de tradução francês/português (15% da nota total) - duração 40 min.

Expressão escrita - 5 questões de interpretação de texto (15% da nota total) - duração 60 min.

 

Veja abaixo a correlação, meramente indicativa (pois não substitui os diplomas DELF), da pontuação do teste com os níveis propostos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (QECR):

 

Nível Teste CAPES CNPQ

Nível QECR

Até 69 pontos

A1/A2 (insuficiente)

De 70 a 85 pontos

B1

De 86 a 100

B2 ou superior

 

Convênios com Escolas e Empresas
Em construção